Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.


Por Shirley Couto.

A sinaleira toca, o bedel grita, os alunos correm, a aula começa. Mais um dia letivo para o ser mais amado de minha vida: minha 'dona'! A lousa parece perder a vida cada vez que seu verde é coberto por uma fina camada de pó de giz envelhecido na sala de aula onde minha amada 'dona' leciona todos os dias com todo amor que lhe é peculiar. Como seriam os dias de uma escola sem giz?

Como seriam os alunos caso não houvesse tanto a lhes ser ensinado? Como seria o mundo sem as escolas? A cada ano que passa, a cada dia no calendário, a cada momento em nossas vidas, precisamos buscar por norteadores que nos levem por caminhos firmes, às vezes difíceis, contudo certeiros.

Tais caminhos permearão os sonhos que nos enredam e que fazem com que nossas vidas tenham sentido. Minha 'dona' é assim, sempre galgando novos horizontes no mundo da educação. A escola, por sua vez, tem esse lado norteador. Um norte que disciplina e faz com que cada um perceba seus erros e acertos de forma a repensar acerca de seus atos. Quando temos a chance de repensar e apreendemos com tal gesto, mostramos ao mundo o quão estamos preocupados com aquilo que refletimos para aqueles que nos veem e nos observam.

Somos capazes de lutar e mudar tudo aquilo que nos incomode, tudo mesmo. Precisamos, pois, para isso, de alguém que se importe conosco e que acredite que temos capacidade de mudar. Quem seria esse alguém? Aqui em casa tenho como exemplo a minha amada 'dona'.

Um exemplo de guerreira e amante daquilo que faz. Mas nessa conversa, o assunto é outro... Ao soar da sinaleira, ao grito do bedel e ao fechar de cada sala de aula para início do dia letivo, deparamo-nos com esse alguém capaz de transformar algo inexplicável e incrivelmente inacabado em milagre: o professor!
Haveria alguém no mundo tão qualificado quanto um bom professor para transformar água em vinho? Pois é, um professor transforma o mais terrível aluno em alguém capaz de acreditar em si mesmo e ainda o faz ser bem visto perante muitos que antes o criticava.


No final, a sinaleira soa novamente, o bedel volta a gritar, os alunos correm para suas casas e o bom e velho professor retorna para sua morada, certo de que mais uma vez cumpriu seu papel perante a sociedade. Um papel muito importante: o da dicotomia de ser tão importante, tão necessário, tão iluminado e, ao mesmo tempo, tão invisível perante a sociedade! Dessa forma, deixo com vocês a visão que tenho do mundo em que minha 'dona' vive. Um mundo que exige amor e dedicação e que, em troca, devolve pouco reconhecimento. (Miados de decepção!)


VAI BRASIL!


Formada em Letras pela Unicamp, com pós-graduação em Língua Portuguesa, Shirley Couto é professora de Português do colégio Sérgio Buarque de Holanda, na Zona Sul de São Paulo. Realiza trabalho de leitura e redação com alunos das séries finais do Ensino Fundamental e escreve a coluna Gatices e outros bichos para o blog da Editora Nova Alexandria toda sexta-feira.

Comentem em: http://blognovaalexandria.blogspot.com.br/2014/05/coluna-gatice-e-outros-bichos-minha.html 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog