Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Conheça as sereias de Fiji e reveja seus conceitos sobre criaturas míticas

Conheça as sereias de Fiji e reveja seus conceitos sobre criaturas míticas 


O mito das sereias sempre fascinou as pessoas: uma jovem mulher, com cabeça e torso humanos e rabo de peixe, que era capaz de seduzir pescadores em alto mar e levar os pobres rapazes para a morte apenas com a sua beleza impressionante e canto místico.
Entretanto, o primeiro “exemplar real” da criatura conhecida como sereia de Fiji assombrou as pessoas do século 19. O organismo grotesco foi exposto em um museu de Londres em 1842 por Phineas Taylor Barnum e atordoou visitantes que esperavam ver um indivíduo de aparência deslumbrante.

Um jornal da época chegou a relatar que “nós nunca mais conseguiremos relatar, mesmo em poesia, a beleza das sereias nem cortejar uma delas mesmo em sonhos – pois a senhorita Fiji é a própria encarnação da feiura”.

Lenda e farsa

Claro que a tal sereia de Fiji não passava de um engodo para arrancar dinheiro de curiosos. O exemplar era apenas um artigo de taxidermia criado a partir de uma cabeça e torso de macaco com o rabo de um peixe.

O resultado da combinação, entretanto, era horrível o suficiente para desassociar a imagem de moças graciosas do conceito dos seres mitológicos do mar para qualquer um que avistasse o espécime exibido no museu.

A encarnação da feiura na cultura popular

Apesar de ser reconhecida como fraude posteriormente, a sereia de Fiji não abandonou totalmente o imaginário popular e chegou a aparecer em algumas produções do cinema e da TV das últimas décadas.
No cinema, um dos personagens de “A Casa dos 1000 corpos” é assassinado é transformado em uma das bizarras criaturas depois de ser empalhado. E na TV, algumas séries que variam desde Arquivo X até programas voltados para o público infantil, como Scooby-Doo! Mistério S/A e Gravity Falls, fazem pequenas menções à criatura em alguns episódios.

Arte e terror

Mais recentemente, uma artista chamada Roxanne Jackson usou as sereias grotesca como tema de suas esculturas. Os rostos desfigurados misturados com os corpos esquisitos são uma combinação memorável e indutora de pesadelos.
As figuras femininas e monstruosas criam um misto de repúdio e fascínio da mesma maneira que os shows de horrores e museus de curiosidades do século 19. Confira algumas obras da artista na galeria abaixo.
Depois de conhecer a sereias de Fiji, vai ser difícil desassociar as imagens graciosas do mito original das criaturas criadas por taxidermistas em séculos anteriores.

Fonte(s)
Imagens
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog